19/08/2016

As cartas do Tarô e seus significados: O Louco.

(arte de Qissus)

Esse é o segundo post da série sobre tarôs, leia a primeira: Tarô: um primeiro contato com as cartas.

No Tarô, a carta do  Louco é a carta nº 0, como a carta do Coringa. Até a caracterização que é feita dele na maioria dos baralhos é parecida com a do Coringa, do bobo da corte. Também conhecido como o arcano sem número, ele faz parte do conjunto dos 22 Arcanos Maiores do Tarô de Marselha.

O Zero é um número muito simbólico para se atribuir ao Louco. É um número que representa o infinito, algo que pode estar no começo ou no fim, nunca se sabe. E é interessante que justamente por isso- e por essa carta ser a única dos Arcanos Maiores sem numeração, ela pode ser colocada tanto como a primeira quanto como a última carta desse conjunto, ser a 0 ou a 22, pode representar o início ou o fim.

(representações d'O Louco)

Parando para pensar um pouco sobre isso, percebi que nunca pensei no Louco como alguém que está no fim de algo, seja lá o que esse algo representar. Embora ele pareça vagar errante, com o olhar perdido cuja distração ou resignação fazem deixar pra lá até o aviso do animal que o machuca (e que também pode falar sobre aquilo que a gente tem de mais instintivo) porque quer livrá-lo do perigo que está diante de seus olhos, esse arcano para mim fala sempre de busca, de autoconhecimento, de um caminho ainda por ser trilhado. Fala também do nosso lado mais aventureiro, impulsivo. Do desejo de ser livre, de se libertar das convenções, de tudo que nos é imposto pela sociedade. Daquela pessoa que se agarra ao que é mais importante, sua trouxa, e abandona o resto, deixa tudo pra trás. Fala também que às vezes é preciso se arriscar mais, se permitir, ser mais livre e, porque não, intuitiva! No Tarô Mitológico, por curiosidade, o Louco é representado por um jovem vestido com peles de animais, com aspecto primitivo. Numa representação do mito do deus Dionísio, esse jovem também fala dos impulsos, dos desejos de mudança, sobre ter mais coragem pra enfrentar a vida.

O que essa carta quer dizer no seu jogo vai depender, claro, da questão colocada, da posição em que ela se encontra e do conjunto de cartas que sai próximo a ela. Entre os significados mais comuns relacionados com a figura do Louco estão a decadência, o abandono ou o não fazer. Momento de pausa, momento de não decidir ou incapacidade de tomar decisões; irresponsabilidade, julgamento incerto, decisões precipitadas que causam problemas - aquele impulso que nos leva direto pro abismo ou as atitudes que nos impedem de sair do fundo do poço. Em relação à saúde, pode representar também negligência, abuso de alimentos ou substâncias que podem ser prejudiciais ao corpo, transtornos psiquiátricos, inflamações, problemas neurológicos.

Há algo mais que você queira saber ou algo que queira acrescentar sobre a carta do Louco? Conta pra gente nos comentários! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo