21/12/2015

Comemorações das Bruxas #2: Litha (Midsummer) - O Solstício de Verão.


Ontem falei sobre a Roda do Ano, quais as datas de cada sabbat e o Mito da Roda. Hoje falarei sobre Litha (solstício de verão), que começa hoje 21 de dezembro e vai até 23 desse mesmo mês (h. sul). No hemisfério norte, ocorre em 21/23 de junho!

Os povos antigos festejavam a noite mais curta e o dia mais longo do ano com diferentes celebrações. O auge da luz solar marcava o poder máximo do Sol, prenunciando, também, o começo de seu declínio. Por isso, o solstício de verão era um marco, assinalando o início da metade escura do ano (ao contrário de Yule).
Em Litha, a Deusa está grávida e o Deus Sol está poderoso, se casaram em Beltane (31 de outubro h. sul) e agora os animais e toda criatura viva comemora com a beleza das flores e a abundância dos frutos.
Em sua plenitude, ele traz o calor do verão e a promessa total de fertilização com o sucesso do enlace feita com a Deusa. Sendo o auge do Deus, também prenuncia o seu declínio, nesse momento o Deus, após cumprir a sua função de fertilizador, dá seu último beijo em sua amada e caminha ao país do Verão (Outro Mundo), utilizando o Barco da Morte para morrer em Samhain (1 de maio h. sul). Em algumas tradições festeja-se a despedida do reinado do Deus do Carvalho (Senhor do Ano Crescente) e o início do reinado do Deus do Azevinho (Senhor do Ano Decrescente) que durará até Yule (21 a 23 de julho h. sul).

Apesar de Litha ser um festival de fogo, a água tem grande importância como elemento transformador. A imagem do Sol refletido na água simboliza a fusão do masculino e do feminino e, sua transformação pela água, o reflexo dourado da luz no cálice sagrado. A atmosfera desse Sabbat é de plenitude, realização, manifestação e mudança. Todos os desejos podem ser realizados, pois a Deusa e a Terra estão plenas de responsabilidades e a força vital está em seu auge.
Em Creta, o Ano Novo começava no solstício de verão, marcando o fim da colheita do mel. Para os cretenses, o zumbido das abelhas era a voz da Deusa anunciando a regeneração. O touro personificava o Deus - como filho e consorte - e, ritualisticamente, era sacrificado para simbolizar a morte de Deus e seu renascimento das entranhas da Terra. A lenda do Minotauro representa, simbolicamente, a descida para a escuridão, encarando os medos e encontrando os meios da regeneração, ao seguir o fio da vida tecido pela Deusa.
No solstício de verão, pode-se escolher como tema a jornada no labirinto, o mito de Ariadne ou de Arianrhod, a descida de Perséfone ou Inanna ao mundo subterrâneo.
Associadas a este Sabbat estão as deusas da Terra e da Beleza como Afrodite, Aine, A Mãe do Milho, Anahita, Arianrhod, Astarte, Coatlicue, Freya, Gaia, Ianna, Ishtar, Mawu e Rhiannon, entre outras.

Comemorando Litha

Ferramentas e enfeites baseados no calor, na vibração e nas cores do Sol e do verão.

  • Se comemorar ao ar livre, é imprescindível acender fogueiras, tochas ou rodas solares de palhas e galhos ou com velas vermelhas e laranjas. Se comemorar em casa ou em local fechado e apertado, abra as janelas e use seu caldeirão, tomando muito cuidado.
  • Quem planta ou sabe onde determinadas ervas sagradas crescem, pode cortá-las com a faca ritualística ao amanhecer: lavanda, hipericão, arruda, sorveira, verbena, alecrim. Prepare amuletos de proteção com elas, colocando-as em saquinhos de pano vermelho junto com sal grosso, carvão, símbolos rúnicos, inscrições cabalísticas e cristais.
  • Banhos purificadores e curas milagrosas são realizados nas noites mágicas em fontes, rios e cachoeiras. Acredita-se também que tudo aquilo que for sonhado, desejado ou pedido na noite de Litha se tornará realidade.
  • Pintar Runas e outros símbolos mágicos em pedaços de madeira, conchas, papel, pedras; consagrá-los e pendurá-los em suas portas e janelas para proteção.

Os antigos Povos da Europa acreditam que, nessa noite, criaturas mágicas andam correndo pelos campos e florestas e poderiam facilmente ser vistos e contatados.
Nesse dia os amuletos do ano anterior são queimados e novos talismãs de proteção, poções para sonhos proféticos e filtros são feitos para aproveitar o grande momento de poder.

  • Aproveite esse ritual para fazer oferendas e comunicar-se com o “Povo das Fadas”, pedindo-lhes conhecimento, inspiração e sabedoria. Enfeite seu altar com girassóis, frutas frescas e ervas secas como: lavanda, camomila, verbena ou qualquer erva específica do meio de verão.


Fazendo uma Roda Solar

A Roda Solar é utilizada desde tempos remotos como símbolos do Sol.
É especialmente feita em Litha para representar o apogeu do Sol e colocada na Natureza como oferenda aos elementais ou pendurada em nossa casa como um amuleto protetor.
Para fazer uma Roda Solar você vai precisar de: ·

- Galhos e ramos maleáveis,
- Fitas e símbolos mágicos relacionados à proteção.
- Penas, conchas, sinos, cristais
- Flores amarelas
- Incenso de alecrim, louro ou carvalho

Entrelace os ramos maleáveis fazendo uma circunferência.
No interior dessa circunferência estabeleça uma linha vertical, utilizando mais galhos e ramos. Faça uma linha horizontal, cruzando a vertical, formando assim uma cruz de braços iguais dentro da circunferência. Enfeite sua Roda Solar com as fitas e os símbolos escolhidos. Pendure-a em uma árvore, numa porta ou parede de sua casa, enquanto diz:

"Pelo Terra e pelo Ar,
Pelo Fogo e pela Água,
Esta Roda Solar será pendurada.
Que Ela possa me proteger e todo o mal afastar
E que a Deusa e o Deus possam me abençoar.
Pela força e pela Magia e pelos poderes das Graças,
Que assim seja e que assim se faça!"



Procure sentir toda a energia elemental da natureza fluindo através do seu corpo. Este festival é propício para renovar todas as vibrações tanto da casa, como das pessoas. Além de ser um momento ideal para ativar a prosperidade, a prática de jogos recreativos e piqueniques em família.
Período de materialização de todas as nossas esperanças, onde projetos, sonhos e desejos lançados na época do plantio, começam a dar seus frutos, conforme o despertar da consciência, tornando-se realidade. Celebre e agradeça aos Deuses por mais este ciclo de expansão.

Finalidade: Início das Colheitas, honrar o Deus Sol.
Símbolos: Guirlanda na porta (fazer uma guirlanda de erva de São João), o fogo, círculos de pedras.
Ferramentas: Lâminas, penas de aves, espadas, athame, caldeirão e velas.
Decoração: Conchas, frutas e flores da estação, flores amarelas do campo, flores vermelhas, lírios de várias cores.
As pedra para Litha: Lápis-lazúli, diamante, olho de tigre, todas as gemas verdes, principalmente esmeralda e jade.
Os incensos: Mirra, hortelã, rosas, lavanda, sândalo.
Os óleos: Açafrão e laranja.
As Ervas: Anis, louro, artemísia, camomila, lírio, lavanda, visco, ervas de São João.
As Cores: Azul, verde, dourado, amarelo e vermelho.
Os Animais e Seres Místicos: Cavalo, bois, pássaros de fogo, sátiros, fadas, dragão.
As Magias: Propício para magias de amor, de cura, de proteção, de adivinhação.
Os Alimentos: Mel, legumes frescos, frutas da estação, pão de centeio integral.
As Bebidas: sucos naturais, cerveja, vinho e água.
A Celebração: Com muita música, integração com amigos e família, declamação de poesias e cantos, ou simplesmente uma boa conversa em volta de um círculo, de preferência em espaços aberto, para que possa aproveitar plenamente a natureza e seus encantos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo