26/04/2016

Comemorações das Bruxas #5: Samhain, O Ano Novo das Bruxas.


Para saber o que é um Sabbat e sobre a Roda do Ano, clique aqui.

Samhain (pronuncia-se Sou-ein) é o ano novo das bruxas, um novo ciclo se inicia! É o Grande Sabbat!
Aqui no Hemisfério Sul comemora-se em 1 de maio, já no Hemisfério Norte comemora-se em 31 de outubro (o famoso dia das bruxas).
Chega o ápice do outono, o tempo está esfriando (menos no Rio de Janeiro, né), nos juntamos em volta da fogueira para honrar nossos ancestrais e pessoas amadas que já faleceram e foram para o País de Verão.
O véu do mundo material e do mundo espiritual está mais fino, os espíritos podem nos visitar de bom grado, aceitando nossas oferendas com boas intenções.
A noite é a mais poderosa de todas, e é comum o uso de oráculos para prever o ano que se segue.

Antigamente, nossos ancestrais começavam a se preparar para armazenar comida, pois era próxima a última colheita. Os gados eram sacrificados para a carne ser preservada no inverno (Yule).
Tradições antiquissimas são realizadas até hoje por conta de Samhain, porém poucas pessoas sabem o significado:


  • Brincadeiras como encher um balde d'água com maçãs para "pescá-las" com a boca. Antigamente, a mulher que conseguisse pegar a primeira maçã, seria a primeira a se casar no próximo ano.
  • Jack na Lanterna, as cabeças de abóbora com rostos ameaçadores, tão famosas no Halloween dos Estados Unidos. A tradição começou na Escócia ou na Irlanda, não há certeza. As abóboras eram colocadas nas portas e nas janelas para afastar os maus espíritos.
  • Na tradição, eram os adultos que se vestiam assustadoramente e iam de casa em casa falando "gostosuras ou travessuras".


Nessa noite, o Velho Rei morre, simbolizando a morte das flores no outono e a hibernação dos animais. Ele torna-se então o Senhor das Sombras. A face da Deusa é a Anciã.
É época para refletir sobre o ano que se passou, e para planejar o ano novo que se segue.

Correspondências

Cores: preto e laranja.
Nomes Alternativos: Festa de Todos os Santos, All Hallows, Mischief Night, Hallowmas, Noite de Saman, Samaine, Halloween, All Hallows Eve.
Deuses: Deuses Anciãos, a Deusa na sua face da Anciã, o Deus como o Senhor das Sombras.
Ervas: nós-moscada, sálvia, menta, mirra, patchuli, artemísia, alecrim, musgo, calêndula, louro, mandrágora.
Alimentos: sidra, vinho tinto, chá preto, pães e bolos de frutas.
Incensos: maçã, heliotropo, menta, noz-moscada e sálvia.
Pedras: obsidiana, floco de neve, ônix, cornalina, turmalina negra, âmbar, granada, hematita.





Ritual de Samhain

Comece fazendo um ritual de purificação de você mesma, deixando todas as energias ruins no seu passado, agora você irá começar uma nova fase.
Coloque o seu caldeirão no centro do circulo, acenda dentro dele o fogo sagrado, o seu fogo de Samhain, que vai te proteger e guiar pelo resto do ano que se inicia. Esta noite você poderá demarcar o espaço do circulo com velas (cuidado se for fazer em um ambiente fechado para que não ocorra nenhum acidente) ou mesmo com flores brancas e grãos. Do lado esquerdo do caldeirão coloque uma vela laranja e do direito uma vela preta, representando as passagens entre os dois mundos. Abra o circulo como de costume, invoque primeiro os elementais, depois os deuses com uma convocação mais ou menos assim: “Neste dia sagrado o véu que separa os mundos está mais tênue, as energias estão mais fortes e eu sinto seu poder. Que a Grande Deusa  e o Grande Deus penetrem neste circulo e abençoem este rito. Eu os convoco oh Deusa Anciã e Senhor das Sombras.

Acenda as velas e continue dizendo: “Os portais estão abertos, que sua sabedoria nos inunde de poder e glória, que este fim nada mais seja que um melhor recomeço. Abençoados Sejam!
Agora você poderá fazer uma homenagem aos seus ancestrais e entes queridos que já partiram, rendendo graças a tudo que aprenderam com eles e pedindo para que os deuses lhes guiem em uma estrada iluminada e que os conserve um lugar feliz em Summerlands. Terminado esse prelúdio em forma de oração, você pode começar com o ritual tradicional de queima de pedidos, onde você irá banir tudo de negativo que aconteceu no ano que se passa e também atrairá todos os seus desejos para o ano que começa.

Escreva em um papel com tinta preta tudo que você quer banir da sua vida e em outro papel em tinta vermelha tudo aquilo que você quer atrair nesse ano. Converse com os deuses e lhes conte sobre os obstáculos que você escreveu no papel e depois atire o no fogo sagrado do caldeirão dizendo: “E eis que jogo meus obstáculos físicos, espirituais e mentais para serem purificados e banidos no fogo sagrado de Samhain, que assim seja e assim se faça!” Agora mostre aos deuses os seus desejos, fale de coração e depois atire o papel no fogo dizendo: “Eis que jogo ao fogo sagrado de Samhain meus mais profundos desejos e pelo grande poder dos deuses eles serão realizados antes do novo ciclo, Que assim seja e assim se faça!".
Terminado esse ritual você pode dançar e cantar ao redor do fogo sagrado no caldeirão para homenagear os deuses e comemorar mais um inicio do grande ciclo da vida, se você quiser pode fazer divinações pois a noite de Samhain é a noite mais propicia para adivinhações especialmente aquelas ligadas ao amor, ou ainda agora você pode fazer consagrações de amuletos, pedras ou mesmo a corda de bruxa se tiverem a confeccionado. Agora você pode realizar o banquete de Samhain tradicional composto por torta de maçã, bolo de frutas da época, vinho tinto, sidra e chá preto. Além da tradicional romã, que deve ser comida para atrair a riqueza e a fertilidade no ano que se inicia. Agora você pode honrar aos deuses lhe ofertando uma oferenda de maçãs, nozes, romãs e outras frutas agradecendo as bênçãos conseguidas no ano anterior e as que serão alcançadas no ano que se inicia.
Termine o ritual como de costume, agradeça aos elementais pela ajuda e presença e também aos deuses, despedindo-se de todos destrace o circulo e aproveite o restante da festa ;) O fogo do caldeirão não deve ser apagado, coloque ele ao ar livre e deixe que os ventos de Samhain apaguem o fogo físico, mas deixem o fogo espiritual sagrado queimando em sua casa até o próximo ano.



Costumes e Tradições de Samhain!

  • Acender uma vela laranja à meia-noite para atrair sorte no ano que se inicia. 
  • Erigir um Altar com a foto de seus ancestrais amados e colocar oferendas sobre ele, demonstrando seu agradecimento e reconhecimento pelos feitos deles na Terra. Reúna fotografias, arrume-as em uma mesa, armário, ou outra superfície. Agradeça-os por fazer parte de sua vida. Sente-se em silêncio e preste atenção ao que você experimenta. Observe quaisquer mensagens que você recebe em seu diário. Este Altar Ancestral pode ser criado apenas em Samhain.
  • Fazer oferendas de maçãs e pães para os ancestrais. 
  • Adivinhação através do Tarô, das Runas, da bola de cristal, da vidência em espelho negro e caldeirões com água. 
  • Fazer máscaras que expressem a sua sombra. 
  • Confeccionar vassouras. 

Confeccionando um Jack na Lanterna (Jack O'Lantern)

A confecção do Jack O'Lantern é uma atividade tradicional desse Sabbat. Eles enfeitam toda a nossa casa no decorrer do dia, além de servirem de ornamentação indispensável para a cerimônia de Sabbat. 
Coloque um Jack do lado de fora de sua casa na noite de Samhain para afastar o s maus espíritos e visitas indesejadas de outros planos. 
Para confeccionar um Jack você vai precisar de:

- Uma abóbora ou moranga; 
- Uma faca; 
- Uma vela branca; 
- Um óleo essencial de patchuli.

Faça uma tampa na parte superior da abóbora, retire suas sementes e com a faca entalhe uma face na abóbora da forma que você achar melhor - Eu achei esse passo-a-passo maravilhoso sobre como limpar direitinho a abóbora, clique aqui. Unja a vela branca com a essência de patchuli e coloque-a dentro da abóbora. Acenda a vela dizendo:

"Com esta vela, por esta luz e pela brisa que vem do além 
Eu dou as boas-vindas aos espíritos nesta noite de Samhain."


Trançando uma Corda de Bruxa 

Trançar uma Corda de Bruxa (Witch's Cord) é um ato tradicional na noite do Samhain. Elas simbolizam o cordão que liga todos nós ao Outro Mundo, além de serem uma representação simbólica do cordão umbilical que traz todos à vida terrestre.

A Corda de Bruxa é confeccionada utilizando cores apropriadas que simbolizem aquilo que você quer atrair para sua vida no ano mágico que se inicia. Por isso escolher a cor correta para confeccionar sua Corda de Bruxa é essencial:

Branco: para harmonia. 
Vermelho: para afastar os inimigos, vencer os obstáculos, atrair garra e coragem. 
Laranja: para sucesso e prosperidade. 
Rosa: para atrair amor. 
Preto: para proteção e afastar o azar. 
Verde: para abundância. 
Amarelo: para atrair saúde e ter sorte no comércio. 

Caso sua necessidade seja maior do que apenas uma cor pode lhe oferecer, você poderá escolher até três cores diferentes que representem os seus desejos para o próximo ano. 
Pegue três barbantes na cor ou cores escolhidas e corte-os na medida de sua altura. Então comece a trançar os barbantes, sempre mentalizando aquilo que você quer atrair para a sua vida, pedindo que a Deusa e que o Deus lhe auxiliem e abençoem a corda que você está trançando.
Quando tiver terminado, costure ou cole alguns símbolos no decorrer da corda que representem o seu objetivo. Por exemplo: corações para amor; moedas para prosperidade, etc.
Coloque a sua Corda sobre o seu Altar durante a celebração do Sabbat e consagre-a durante a cerimônia.
Pendure a sua Corda de Bruxa em um lugar de sua casa e, sempre que visualizá-la, lembre-se dos objetivos que o motivaram a confeccioná-la. Assim sua vontade será ativada. 


(O Estranho Mundo de Jack)


4 comentários:

  1. Oi! Adorei o post, tava precisando de uma ajuda pra celebrar esse Samhain que será o meu primeiro! Mas surgiu uma dúvida: a lua estará minguante no dia 1º de maio, e enquanto sei que é ótima para fazer a queima de negatividades e coisas ruins do ano que se passou, será que tudo bem fazer a queima de pedidos ou trançar a Corda da Bruxa com prosperidade em mente, por exemplo? Li em alguns sites e blogs que não é bom fazer esse tipo de feitiço ou desejo na lua minguante pois corre o risco de dar pra trás, minguar mesmo. O que vocês acham? Estou curiosa pra saber!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minguante realmente não é muito boa para fazer esses feitiços, MAS:
      1. Samhain é um dos mais poderosos sabbaths que tem, toda a energia que emana é para abrir caminhos. É o dia mais poderoso do ano para as bruxas.
      2. A Lua minguante entrará somente dia 2 ^^

      Excluir
  2. Que post lindo, como não amar o blog a cada dia? ❤
    Tenho uma duvida, como sou do Hemisfério Norte, devo comemorar apenas no dia 31?

    XOXO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode escolher livremente qual Roda seguir ^^ a norte ou a sul.
      Normalmente, as pessoas escolhem seguir pelo hemisfério onde vivem, mas muitas aqui no Brasil, mesmo estando no h. sul, comemoram as datas do h. norte.

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo