24/05/2016

O Athame (punhal) e o Bolline (faca de cabo branco).

(arte de Nickas)

Está vendo a ilustração acima? Esse punhal de dois gumes é o Athame. Já a faca que a lâmina parece uma lua crescente é o Bolline.
Há muita confusão para diferenciar essas duas ferramentas, mas não é nada complicado, vamos entender o que cada um faz?


Athame (pronuncia-se átame, uma palavra de origem incerta que significa "o que não morre") é um instrumento que simboliza o masculino (como o caldeirão simboliza o feminino) que é utilizado na 1) abertura de círculos mágicos, 2) em rituais de invocação e expulsão, 3) para traçar o pentagrama, 4) praticar o Grande Rito.
Ele deve ter dois gumes e um cabo preto, a fim de armazenar alguma energia. O Athame representa a energia masculina, sendo um símbolo fálico dentro do ritual. Ele é utilizado para abrir círculos, e, durante a Consagração, é introduzido no Cálice para simbolizar a União do Deus e da Deusa. Os ramos mais tradicionalistas substituem o Punhal pela Varinha Mágica ou pela espada.
 Na falta de um Athame clássico, qualquer faca serve para o mesmo fim, desde que não tenha sido usada para tirar qualquer tipo de vida ou derramar sangue. Caso não queira usar o Punhal, abra o círculo com a Varinha, um Cristal, ou mesmo com o dedo.
O Athame não é utilizado como instrumento de corte, mas sim para direcionar a energia gerada durante os ritos e encantamentos. Raramente é utilizado para invocar ou chamar as deidades, pois é um instrumento de comando e manipulação de poder. Algumas bruxas entalham símbolos mágicos em suas facas, normalmente tirados da Chave de Salomão, mas isso fica a seu critério. Como em muitos instrumentos de magia, a faca se torna poderosa com seu toque e sua utilização. É um instrumento associado ao elemento ar.
Lembrete: Athame não é usado para cortar nada no mundo material.

Faca de cabo branco - também chamada de Bolline - é uma faca prática, de trabalho, ao contrário da faca de cabo escuro que é puramente ritualística.
É utilizada para cortar galhos, ervas, cordas, flores e plantas em geral.
Ao cortar um pedaço de galho ou plantas, deve usar a Bolline, e pedir licença e permissão à árvore ou aos elementais.
Não é muito fácil encontrar um Bolline em formato de lua crescente, então pode ser usada uma faca normal mesmo.


Muitas bruxas que sabem mexer com ferro fazem suas próprias facas, e também escolhem a cor dos cabos que mais lhe agrada. Também há muitas artesãs pagãs que encomendam essas ferramentas!
Se você é iniciante, não se desespere para arranjar esses instrumentos, primeiro estude bastante, e arranje-os quando estiver pronta.


Tradicionais Athame de cabo preto e Bolline de cabo branco.

 (athame)


(bolline)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo