21/02/2016

[As Luas do Ano] Fevereiro - A Lua do Milho + Ritual com a Deusa da oportunidade.


Além das bruxas comemorarem os sabbaths (roda do ano), os esbbaths (celebrações das fases da lua), também dão atenção às luas cheias de cada mês do ano. A cada mês falarei sobre cada lua, de acordo com o hemisfério sul. Como estamos em fevereiro, vamos falar da Lua do Milho!
Para entender melhor sobre as luas de cada mês, clique aqui.

Fevereiro - A Lua do Milho

Também conhecida como Lua da Colheita, finalmente a fartura está na mesa, a magia da cozinha estará mais forte, a comida será mais saborosa!
Alguns dizem que o nome fevereiro vem da deusa romana Februa, também conhecida como Juno-Februa. Outros entendem que tal nome vem do deus Februus, posteriormente identificado com o Plutão romano ou Dis.
Fevereiro pode ser o período ideal para dedicar-se ou rededicar-se a qualquer divindade ou divindades que cultuemos. É também um costume sábio limpar e purificar a si próprio sua casa, devido ao clima de festa que tivemos (carnaval).
O mês de fevereiro representava um período onde velhos ciclos eram encerrados para que os novos se iniciassem.
Outros nomes: Lua da Cevada, Lua da Colheita, Lua das Disputas, Weodmonath (Mês da Vegetação), Lua quando as cerejas ficam pretas.


Comemorações

1-3 de Fevereiro: Os Mistérios Elusianos Menores na Grécia Antiga; uma celebração da Filha que Retorna: Deméter e Perséfone, Ceres e Prosérpina.
7 de Fevereiro: Dia de Selene e outras deusas da Lua.
9 de Fevereiro: A Procissão de Chingay, o Ano Novo de Singapura, o qual é uma celebração a Kuan Yin e a promessa da Primavera duradoura.
12 de Fevereiro: Festival de Diana, Divina Caçadora (a grega Ártemis) em Roma.
13-18 de Fevereiro: Em Roma, a Parentália e a Ferália, um festival de purificação em honra às deusas Mania e Vesta; devotadas aos ancestrais, à paz e ao amor.
14-15 de Fevereiro: Em Roma, a Lupercália, quando as mulheres pediam a Juno-Lúpia por filhos. Também honravam o deus Fauno, um aspecto de Pã.
14-21 de Fevereiro: Festivel do Amor de Afrodite, em Roma.
17 de Fevereiro: Fornacália ou Festa dos Fornos, em Roma.
20 de Fevereiro: Em Roma, o dia de Tácita (a deusa silenciosa), que protege contra calúnias.
21 de Fevereiro: Festival das Lanternas na Chiva e em Taiwan. Também é uma celebração a Kuan Yin; Lua Cheia.
22 de Fevereiro: Em Roma, a Carista, um dia de paz e harmonia em família.
23 de Fevereiro: Em Roma, a Terminália, em hora a Términus, o deus das fronteiras territoriais.

Correspondências

Espíritos da Natureza: fadas.
Ervas: mirra e sálvia.
Cores: azul claro e violeta.
Flores: prímula.
Pedras: ametista e jaspe.
Árvores: louro e cedro.
Animais: lontra e unicórnio.
Aves: águias.
Deidades: Brigit, Juno, Kuan Yin, Diana, Deméter, Perséfone e Afrodite.
Fluxo de energia: energia que trabalha em direção à superfície; purificação, crescimento cura. Amar a si mesmo. Aceitar a responsabilidade por erros passados, perdoar a si mesmo, planejar o futuro.




Ritual com a Deusa da oportunidade

A deusa romana Opis era a deidade das colheitas, prosperidade e fertilidade. Era também honrada durante a Saturnália, quando as pessoas trocavam presentes em seu nome no festival chamado Opália.
Bonecas também eram trocadas, representando os recebedores de modo próspero e rico. Para invocá-la, costumava-se sentar no chão e tocar a terra com as mãos.

Faça esse encantamento durante a lua cheia (22/fev). Acenda um incenso de canela ou de cedro. Confeccione um boneco de pano vestido de verde - não precisa ser detalhado, basta que tenha uma aparência humana - deixando uma pequena abertura para inserir o estofamento.
Escreva seu nome nele. Forre com camomila e verbena, todas secas. Acrescente às ervas várias gotas de óleo de menta e madressilva. Costure, fechando a abertura.
Enquanto suspende o boneco sobre a fumaça do incenso, diga:

"Deusa da Oportunidade,
Traga-me as boas coisas da vida.
Estarei alerta a tudo que enviar.
Deusa, ajude-me como amiga"

Repita três, cinco, sete ou nove vezes. O boneco pode ser deixado em seu altar, ser carregado com você, pendurado em seu espelho do quarto. Se achar necessário, pode renová-lo a cada Lua Cheia seguindo esse ritual.



2 comentários:

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo