06/12/2015

A Deusa Tríplice: Ritual com a Anciã.

 (na foto estão representadas as três faces da Deusa Tríplice: Donzela, Mãe e Anciã)


A Deusa Tríplice

Antes de falarmos da Anciã, falaremos sobre a Deusa Tríplice e suas três faces.
Ela veio a ser interpretada dessa maneira baseada nos ciclos lunares (lua crescente, lua cheia e lua minguante) e aos estágios da vida humana (juventude, maturidade e velhice).
A Lua, em muitas tradições, é o símbolo do princípio feminino , representando a fertilidade, a mutação e a transmutação, o inconsciente, estados da alma e as emoções. As fases da Lua caracterizam as transformações na vida da mulher.


A Donzela
É a primeira face da Deusa, que corresponde entre a lua nova e a crescente. Representa a vitalidade, a juventude das mulheres, o início da criação.
As deusas mais conhecidas dessa fase são: Ártemis (Diana), Bast, Parvati, Minerva (Atena), Oxum, Perséfone, as Valquírias, Anu, Brighid, Chang O, Héstia, e Íris.
A Lua na fase da Donzela favorece novos projetos e empreendimentos, viagens, plantios e relacionamentos.
Seus festivais são o Imbolc (30 de julho, no hemisfério sul) e Ostara (21 a 23 de setembro, no hemisfério sul).

A Mãe
É a imagem maternal da mulher, correspondente a Lua cheia, repleta de força vital. Representando o crescimento e amadurecimento de todas as coisas. Seus aspectos são o amor, qualidades criadoras, e sua característica guerreira e justiceira.
As deusas mais conhecidas dessa fase são: Pacha Mama, Astarte, Iemanjá, Deméter, A Mãe do Milho, Gaia, Freya, Durga, Frigga, Hera, Coatlicue, Danu, Cerridwen, Selene, Lakshmi e Hathor.
Seus festivais são o Beltane (31 de outubro, no hemisfério sul), Litha (21 a 23 de dezembro, no hemisfério sul) e Lammas (2 de fevereiro, no hemisfério sul).

A Anciã
É a terceira fase da Deusa, representada pela fase da Lua Minguante e da Lua Negra (os 3 últimos dias da minguante). Ela corresponde ao lado oculto da mulher, a experiência da anciã, os mistérios da morte e do ciclo da vida. É aquela que já passou pela fase da Donzela e da Mãe.
A Anciã tem a sabedoria, é quem nos ajuda no crescimento espiritual.
As deusas mais conhecidas dessa fase são: Baba Yaga (ilustração abaixo), Cailleach, Cibele, Ereshkigal, Hécate, Morrigan, Nephtys, Nanã Buruque, Sekhmet e a Mulher Aranha.
Seus festivais são o Samhain (1 de maio, no hemisfério sul) e o Yule (21 a 23 de junho, no hemisfério sul).




Ritual para a Anciã

Deverá ser feito na lua minguante ou na lua negra, pois são as fases dela.
Escolha uma deusa anciã e leia sobre ela, seu mito e personalidade, pesquise um pouco e escolha a que mais parecer lhe chamar a atenção.
Vai precisar de: uma vela preta, incenso de purificação (opcional), um punhado de folhas de sálvia (proteção e banimento) num pratinho, seu caldeirão (ou uma cumbuca de barro), papel e canera preta, uma pedra escura (ônix ou turmalina negra), e alguma imagem (foto ou estátua) representando a Deusa Anciã ou seus animais de poder (ex. um dos animais de poder de Hécate são os cães).
Procure um local em que seja silencioso e que você possa ficar sozinha e em paz. Vista uma roupa escura, sente-se no chão, fazendo um círculo de proteção em volta de si usando sal.
Acenda a vela, e medite sobre os obstáculos que estão em sua vida, lembranças ruins e atitudes que deseja tirar de sua vida. Visualize-se entrando em uma gruta e indo ao encontro da Deusa Anciã. Veja que ela está mexendo num caldeirão queimando ervas. Fale com ela algo como (se for sentir-se mais à vontade, pode usar suas próprias palavras): 



"Mãe escura, Guardiã do Livro da Vida, 
detentora do Sagrado Caldeirão da Transmutação, 
eu peço sua orientação para meu conhecimento espiritual. 
Preciso que me ajude a livrar-me de tudo aquilo que não me serve mais, 
cortando os sentimentos de... (aqui você fala os sentimentos que quer se livrar), 
e da dor dessas lembranças... (descreva as lembranças). 
Desejo, de coração, que eu possa ser purificada e
 fortalecida para começar um novo caminho."
Visualize a Deusa Anciã queimando em seu caldeirão mágico toda a sua negatividade. Agradeça-lhe e abra os olhos e respire profundamente.
Escreva no papel os obstáculos e dificuldades que disse à deusa. Queime o papel em seu caldeirão ou na cumbuca de barro, liberando as energias negativas. Queime depois a sálvia para complementar a purificação. Depois jogue as cinzas ao vento, e os restos da vela no lixo.



~
Qual é a sua face preferida da Deusa Tríplice?

http://moongirlsclub.blogspot.com.br/search/label/Morgan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo