(arte por Simon Goinard Phelipot)
A Deus Negra faz parte de uma face da Deusa Tríplice, que corresponde à Lua Negra.
Ela é a face esquecida e temida da Mãe.
A Deusa negra é o aspecto mais misterioso, violento e temperamental. Aparece em diferentes culturas e religiões e talvez seja o aspecto mais incompreendido da Deusa. Como termo oculto foi pervertido através dos tempos, é comum encontrarmos pessoas que relegam à Deusa Negra má reputação, todos os tipos de maldade e trapaças.
Quando as religiões se referem à Deusa Negra, elas se referem aos aspectos de qualquer ciclo da vida que tendem a ser desprezados ou temidos pela maioria da sociedade: sexualidade, violência, guerra, magia, morte. Todos eles são atributos que permeiam a sociedade, mas ainda são pouco comentados e muitas vezes temidos.
Muitas Deusas Negras (não há relação com cor de pele) se relacionam com o tema destruição. Por exemplo, a Deusa Kali, que é a suprema mãe negra dos hindus, é considerada a Senhora da dissolução e da destruição. É o aspecto negro da Deusa Parvati. Como Deusa da destruição, é vista como temperamental e violenta, sádica ou insana em sua natureza. Na realidade, se olharmos além desses significados mais genéricos, vamos encontrar uma Deusa de significados e simbologias muito profundas. De acordo com a mitologia indiana, ela destrói a ignorância e o que causador do caos e disrupção da harmonia. Também é vista como a Deusa que destrói o ego que interfere no processo da evolução espiritual e abençoa todos os que aspiram conhecer o Deuses.
Kali é só um exemplo de uma Deusa Negra incompreendida.
(arte de Lauren K. Cannon)
A Deusa Negra atua como destruidora, a que traz a morte. Mesmo sendo pouco compreendida, o trabalho com a face negra da Deusa é importantíssimo para o entendimento da própria Religião da Deusa.
Ela é a contraparte do aspecto doador de vida da Deusa. Traz a morte, porque sem a morte não há fertilização. É a Destruidora porque sem destruição não há crescimento. É a Detentora dos mistérios e da magia, que ajudam a buscar o propósito de nossa vida.
Um aspecto interessante da Deusa Negra é sua relação com a sexualidade. Inúmeros contos envolvendo sedução estão associados a essa face. A Deusa Negra representa a natureza sexual da mulher que o sexo oposto ainda não conseguiu entender.
Nas culturas da Deusa, o sexo não era visto como algo negativo e sujo, e sim como algo abençoado, sagrado, a própria manifestação de poder.
A cor sagrada da Deusa Negra é o preto. Sua Lua sagrada é a Negra, aspecto lunar que ocorre nos três últimos dias da Lua Minguante.
Alguns exemplos de Deusas Negras são:
- Hécate;
- Ereshkigal;
- Coatlicue;
- Kali;
- Lilith;
- Cailleach;
- Morrigu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário