25/05/2016

[As Deusas] Ma'at - Lei, ordem e a moral.

Egyptian goddess of cosmic harmony, truth and justice. Ma'at was depicted as a woman with an ostrich feather on her head, she was sometimes represented only by the feather. Ma'at was closely associated with Ra from the beginning and eventually became known as the ‘daughter of Ra.’ Thoth was sometimes given as her consort. The Pharaohs were said to derive their authority from Ma'at and claimed to uphold the cosmic order embodied in her. In the funerary papyri of the New Kingdom it was Ma'at who:

Ma'at é a Deusa da lei física e da moral do Antigo Egito, da ordem e da verdade. Ela foi considerada esposa de Thot, o Deus da Escrita e da Sabedoria, e com ele teve oito filhos. O mais importante de seus filhos foi Amon. Seus oito filhos eram Deuses-chefe de Hermópolis e, de acordo com sacerdotes daquela época, foram eles quem criaram a Terra e tudo que existe sobre ela. Ma'at não estava apenas associada à Thot, mas a Ptah, Khnemu, nos mitos da criação

O nome Ma'at significa "Aquela que é correta"; outros significados incluem "verdade" e "justiça". Isto implica tudo aquilo que é verdadeiro, ordenado e balanceado, todos atributos desta Deusa.



Ma'at é representada na forma de uma mulher, segurando um Ankh em uma das mãos e um cetro na outra. O maior símbolo de Ma'at foi a pena de Avestruz e ela sempre é vista com uma dessas penas na cabeça. Em algumas de suas representações, ela aparece com logas asas, simbolizando proteção
.

Ma’at is the Egyptian concept of truth, balance, & justice; personified by the goddess called Ma’at. It is said that at the very moment of creation, the primordial waters from which all things arose spoke to Ra. They told him to “breathe ma’at” so that his “heart may live”. So, Ma’at existed, & is credited with bringing order to the universe from chaos at the moment of creation.

Outro símbolo associado à Ma'at eram as antigas colinas, pois os egípcios acreditavam que a Divindade criadora teria se sustentado em uma colina no inicio dos tempos.  Quando o mundo foi criado e o caos eliminado, os princípios de ordem de M'aat foram institucionalizados. Os egípcios acreditavam que se um Faraó falhasse  no culto à Ma'at, o caos poderia retornar ao Egito e ao Mundo e tudo poderia ser destruído. Dessa forma, o Faraó via isso como uma função cósmica para sustentar os princípios de Ma'at, e foi por causa dela que eles passaram a ter autoridade para controlar  a Terra. Todas as leis civis do Egito eram chamadas de Lei de Ma'at. Essas leis eram essencialmente uma série de conceitos e conduta moral utilizados desde o inicio da sociedade egípcia. Uma lei contrária á lei de Ma'at não era uma lei considerada válida no Egito. Os egípcios acreditavam que Ma'at estava sempre do lado do Faraó, pois é ela quem estabelecia o Rei como representante da ordem divina. É Ma'at quem legitima a autoridade de governar um Faraó e ela quem sustenta as leis que ele estabelece, bem como as próprias leis do Universo, antigas e imutáveis.Até mesmo Akhenaton, um dos Faraós que foi chamado de herético na tentativa de estabelecer o culto à um único Deus, repetidamente enfatizou a importância de Ma'at em seus muitos monumentos. Por ser uma Deusa do Equilíbrio, Ma'at era a união do Alto e Baixo Egito.


MISTERIOS DE SIRIUS: MAAT... LA DIOSA EGIPCIA DE LA VERDAD

Quando alguém morria, acreditava-se que a pessoa iria ser julgada por Ma'at e que era sua pena que garantia sua vida eterna.Se o coração do julgado fosse tão leve quanto sua pena. a entrada no outro mundo,chamada Duat, e a eternidade eram garantias à alma julgada. Era o coração que dizia se a alma tinha tido uma existência reta e justa ou sido má ou transgredido as leis dos Deuses. Se o coração não tivesse um peso ideal. a alma do réu era consumida por Ammut. Se passasse na prova a alma julgada era conduzida por Hórus ao encontro do Deus Osíris, o Deus da Morte Esse julgamento ocorria no " Salão das duas verdades", também conhecido como Ma'aty. Por causa disso, apesar de todos os seus altos atributos e ideais, Ma'at era associada ao Submundo , quando se senta para julgar as almas dos mortos.

A última função de Ma'at era ajudar o Deus Sol Rá a fazer sua jornada pelos céus. Ela era quem determinava o curso de sua barca pelos céus a cada dia. Dizia-se  que ela viajava na barca com ele, guiando sua direção.

Ela esteve associada á Renenet, Meskhenet e Seshat. Os gregos a associavam à Themis, a Deusa da Sabedoria e da justiça. Ma'at, como a personificação da ordem feminina, representa a co-criação, geração e está associada ao entendimento do ser humano com o Cosmo. Ela representa o ideal de Lei, verdade e ordem. Sem ela a vida seria impossível, pois simboliza os elementos da harmonia cósmica.

Correspondências 

Invoque Ma'at para: Lei, ordem, verdade, sabedoria, afastar o caos, equilíbrio, geração, concórdia, harmonia e justiça. 
Símbolos: Pena de avestruz, Ankh, balança, papiro, olho de Hórus.
Dia: Quinta- feira.
Cores: Verde, branco, azul e dourado.
Aroma: Urze.


Conectando -se com Ma'at

Numa quinta feira, no horário que preferir, vista-se de uma das cores correspondentes à Deusa e disponha uma vela (se quiser usar mais, use no máximo 3) e entalhe o símbolo da Ankh nela. Se quiser, medite antes de proferir qualquer invocação. Ofereça uma grande pena branca à Ma'at, pedindo justiça e ordem para a finalidade que escolher. Acenda algum incenso tranquilizador e a velas. Quando se sentir pronto, feche os olhos e concentre-se, chamando pela Deusa. Diga o que quiser saber em voz alta ou em silêncio, fale com o coração e ela o julgará, após isso, terá a proteção e a direção de Ma'at consigo.




3 comentários:

  1. Panteão egípcio, ai meu <3. Que venha mais diversidade, amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaa! hahaha Que bom que gostou! Vamos trazer mais diversidade sim, estamos vendo de conseguir mais material sobre esse Panteão e falar aqui no site <3 <3 <3

      Excluir
    2. Obrigada <3. E poxa...é difícil achar boas referências sobre esse panteão mesmo, me disseram que há boas coisas em inglês: procura-se (kkk).

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo