Ma'at é a Deusa da lei física e da moral do Antigo Egito, da ordem e da verdade. Ela foi considerada esposa de Thot, o Deus da Escrita e da Sabedoria, e com ele teve oito filhos. O mais importante de seus filhos foi Amon. Seus oito filhos eram Deuses-chefe de Hermópolis e, de acordo com sacerdotes daquela época, foram eles quem criaram a Terra e tudo que existe sobre ela. Ma'at não estava apenas associada à Thot, mas a Ptah, Khnemu, nos mitos da criação
O nome Ma'at significa "Aquela que é correta"; outros significados incluem "verdade" e "justiça". Isto implica tudo aquilo que é verdadeiro, ordenado e balanceado, todos atributos desta Deusa.
Ma'at é representada na forma de uma mulher, segurando um Ankh em uma das mãos e um cetro na outra. O maior símbolo de Ma'at foi a pena de Avestruz e ela sempre é vista com uma dessas penas na cabeça. Em algumas de suas representações, ela aparece com logas asas, simbolizando proteção
.
Outro símbolo associado à Ma'at eram as antigas colinas, pois os egípcios acreditavam que a Divindade criadora teria se sustentado em uma colina no inicio dos tempos. Quando o mundo foi criado e o caos eliminado, os princípios de ordem de M'aat foram institucionalizados. Os egípcios acreditavam que se um Faraó falhasse no culto à Ma'at, o caos poderia retornar ao Egito e ao Mundo e tudo poderia ser destruído. Dessa forma, o Faraó via isso como uma função cósmica para sustentar os princípios de Ma'at, e foi por causa dela que eles passaram a ter autoridade para controlar a Terra. Todas as leis civis do Egito eram chamadas de Lei de Ma'at. Essas leis eram essencialmente uma série de conceitos e conduta moral utilizados desde o inicio da sociedade egípcia. Uma lei contrária á lei de Ma'at não era uma lei considerada válida no Egito. Os egípcios acreditavam que Ma'at estava sempre do lado do Faraó, pois é ela quem estabelecia o Rei como representante da ordem divina. É Ma'at quem legitima a autoridade de governar um Faraó e ela quem sustenta as leis que ele estabelece, bem como as próprias leis do Universo, antigas e imutáveis.Até mesmo Akhenaton, um dos Faraós que foi chamado de herético na tentativa de estabelecer o culto à um único Deus, repetidamente enfatizou a importância de Ma'at em seus muitos monumentos. Por ser uma Deusa do Equilíbrio, Ma'at era a união do Alto e Baixo Egito.
Quando alguém morria, acreditava-se que a pessoa iria ser julgada por Ma'at e que era sua pena que garantia sua vida eterna.Se o coração do julgado fosse tão leve quanto sua pena. a entrada no outro mundo,chamada Duat, e a eternidade eram garantias à alma julgada. Era o coração que dizia se a alma tinha tido uma existência reta e justa ou sido má ou transgredido as leis dos Deuses. Se o coração não tivesse um peso ideal. a alma do réu era consumida por Ammut. Se passasse na prova a alma julgada era conduzida por Hórus ao encontro do Deus Osíris, o Deus da Morte Esse julgamento ocorria no " Salão das duas verdades", também conhecido como Ma'aty. Por causa disso, apesar de todos os seus altos atributos e ideais, Ma'at era associada ao Submundo , quando se senta para julgar as almas dos mortos.
A última função de Ma'at era ajudar o Deus Sol Rá a fazer sua jornada pelos céus. Ela era quem determinava o curso de sua barca pelos céus a cada dia. Dizia-se que ela viajava na barca com ele, guiando sua direção.
Ela esteve associada á Renenet, Meskhenet e Seshat. Os gregos a associavam à Themis, a Deusa da Sabedoria e da justiça. Ma'at, como a personificação da ordem feminina, representa a co-criação, geração e está associada ao entendimento do ser humano com o Cosmo. Ela representa o ideal de Lei, verdade e ordem. Sem ela a vida seria impossível, pois simboliza os elementos da harmonia cósmica.
Correspondências
Invoque Ma'at para: Lei, ordem, verdade, sabedoria, afastar o caos, equilíbrio, geração, concórdia, harmonia e justiça.
Símbolos: Pena de avestruz, Ankh, balança, papiro, olho de Hórus.Dia: Quinta- feira.
Cores: Verde, branco, azul e dourado.
Aroma: Urze.
Conectando -se com Ma'at
Numa quinta feira, no horário que preferir, vista-se de uma das cores correspondentes à Deusa e disponha uma vela (se quiser usar mais, use no máximo 3) e entalhe o símbolo da Ankh nela. Se quiser, medite antes de proferir qualquer invocação. Ofereça uma grande pena branca à Ma'at, pedindo justiça e ordem para a finalidade que escolher. Acenda algum incenso tranquilizador e a velas. Quando se sentir pronto, feche os olhos e concentre-se, chamando pela Deusa. Diga o que quiser saber em voz alta ou em silêncio, fale com o coração e ela o julgará, após isso, terá a proteção e a direção de Ma'at consigo.
Panteão egípcio, ai meu <3. Que venha mais diversidade, amei.
ResponderExcluirEbaa! hahaha Que bom que gostou! Vamos trazer mais diversidade sim, estamos vendo de conseguir mais material sobre esse Panteão e falar aqui no site <3 <3 <3
ExcluirObrigada <3. E poxa...é difícil achar boas referências sobre esse panteão mesmo, me disseram que há boas coisas em inglês: procura-se (kkk).
Excluir