Hel (ou Hela, Hell) é a Deusa nórdica da morte e Guardiã do Submundo. Ela é uma das três criaturas a quem Loki deu nascimento depois de ter devorado o coração da feiticeira Angerbotha, e é irmã de Jormungand, a serpente de Midgardm o Oceano que cerca a Terra, e do lobo Fenrir. Seu nome significa algo como "se esconder".
Segundo os mitos, depois que Hel nasceu, Odin enviou-a para o submundo de Niflheim e lhe concedeu o governo dos nove mundos. Qualquer um que morresse de alguma doença ou idade avançada era imediatamente levado a ela. O salão de Hel era chamado de Elvidnir, que significa "Miséria". O solado da porta onde os espíritos entravam era chamado de "Obstáculo", a cama da Deusa era chamada de "Cama da Doença" e as cortinas de seu salão eram chamadas de "Fardos Resplandecentes". A Deusa possuía um cão chamado Garm, que guardava a entrada e impedia que intrusos o atravessassem.
Hel era considerada o alimento do cérebro e essência dos humanos. Era comumente representada como uma Deusa de pequena estatura, metade branca e metade negra, encapuçada e abatida.
Ocasionalmente, ela podia deixar Niflheim e atravessar a Terra com um cavalo branco, recolhendo os que pereciam ou estavam famintos. Outras lendas contam que ela viajava em uma vassoura ou rastelo, varrendo ou rastelando os espíritos desencarnados que encontrasse no meio do caminho.
O Reino de Niflheim era simplesmente chamado de Hel ou Hell pelos nórdicos.
Quando Baldur foi assassinado por Loki, Hel abrigou-o em um gigantesco salão dourado, apropriado para sua posição, mas em seguida atendeu ao pedido dos Deuses, devolvendo-o ao Deus Hermod, para que Baldur retornasse ao Reino dos Deuses. Ela aceitou devolver Baldur, desde que todas as criaturas da Terra, incluindo pedras, chorassem por ele.
Os historiadores dizem que Hel nunca foi uma divindade má, até que os nórdicos fossem influenciados pelo cristianismo (maldito Athelstan!). Talvez ela nem fosse associada a Loki antes desse tempo. Ao Reino de Hel estavam relegados os mortos por crimes, os assassinos, ladrões. estupradores, e todos os que não tinham morrido em batalha e que não tinham sido carregados pelas Valquírias para o Valhala.
Deusa do Submundo desde tempos imemoráveis, nesta posição é soberana e é crença comum que Hel tenha precedido inúmeras divindades, inclusive o próprio Odin, Como Senhora da Morte, não é apenas a que recebe, mas algumas vezes reclama determinadas mortes. É a guardiã das almas, a que abriga os mortos em seu reino.
Correspondências
Invoque Hel para: cura, fardos, obstáculos, privações, morte, renascimento.
Símbolos: tochas, cães, crânios, serpentes.
Dias: segunda-feira e sábado.
Cores: preto, roxo e branco.
Aroma: freixo.
Conectando-se com Hel
Faça um banho de freixo e banhe-se dos pés à cabeça, pedindo proteção a Hel. Enquanto se banha nas águas, faça a seguinte invocação:
"Hel, Senhora dos inícios e fins,
Você que é a sombra por trás e sobre a escuridão,
Você que é o fim antes que a vida comece novamente,
Aquela que fertiliza a vida.
Você que é a guardião de toda a sabedoria,
aquela que nos liberta de todo o mal e sofrimento.
Hel, Senhora do Tempo,
Você que é o poder dos limites,
Abençoe-me com seu poder."
Sinta-se limpa e revigorada energeticamente com as bênçãos de Hel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário