01/12/2015

[Biblioteca da Bruxa] A Ciranda das Mulheres Sábias, de Clarissa Pinkola Estés.




Devo começar agradecendo à minha sogra, que é bruxa, pela estante maravilhosa de livros que ela possui. Nada se compara a navegar pelas páginas, devorando cada parágrafo. Obrigada por compartilhar seus livros comigo ♥.

Começarei a sessão Biblioteca da Bruxa, falando sobre esse maravilhoso livro "A Ciranda das Mulheres Sábias", escrito pela poetisa e psicanalista Clarissa Pinkola Estés (EUA, 1945), autora de outro livro que falarei no blog, chamado "As Mulheres que Correm com Os Lobos" (1996).
Esse livro foi publicado no Brasil pela editora Rocco, em 2007. É curtinho, tem apenas 128 páginas, é uma leitura super gostosa, terminei de lê-lo em um dia!

O livro fala sobre as avós e o matriarcado que exala das mulheres mais velhas para as mais novas, como fonte de experiência e muita admiração, sobre mulheres que já viveram muito e sobre as mulheres que viveram pouco. Sobretudo, sobre "ser jovem enquanto velha, e velha enquanto jovem".

Clarissa, já com sessenta anos de idade, homenageia as mulheres de sua família e também as mulheres de todo o mundo, que acumularam sabedoria ao longo de sua vivência. As mulheres que conhecem a face da Deusa Anciã.

São histórias escritas de modo delicado e espirituoso, que nos faz lembrar de que dentro de toda moça jovem, há a anciã, e que dentro de toda senhora há a donzela.

Eu li em uma tarde chuvosa, com um café na mão, deitada entre as cobertas, e é essa a sensação boa que dá ao ler o livro, uma tarde confortável ouvindo histórias de avós e do feminino.



“ ‘Quando uma pessoa vive de verdade, todos os outros também vivem’. Esse é o principal imperativo da mulher sábia. Viver para que os outros também se inspirem. Viver do nosso próprio jeito vibrante para que os outros aprendam conosco.” (p. 14)


 Esse é o Dante, querendo brincar com o livro



~
Você já leu esse livro? Recomenda outro? Comente abaixo ^^

http://moongirlsclub.blogspot.com.br/search/label/Morgan

Um comentário:

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo